quarta-feira, julho 18, 2007

Espectáculo "ASAS"

No mundo de antigamente era normal avistar-se no céu uma ou outra pessoa voando. A avó contava que algumas pessoas nasciam com asas como os pássaros. Eram diferentes, tinham o dom de poder voar e voar significa ser livre e poder sobrevoar o mundo com outros olhos.
A tarde estava quente e a avó dizia: “um dia passeava junto ao mar e encontrei um pássaro cinzento. Era tão bonito que acabei por lhe pedir que me trouxesse uma neta tão bonita como ele. Fiquei a vê-lo afastar-se batendo as asas”.
- “Traz-me uma neta tão bonita como tu.”
Nesse mesmo ano nasceu uma menina.

Sobre o teatro de Objectos:

No teatro de Objectos, o manipulador detém a dádiva de se poder apresentar como criador, a sua contribuição vai muito mais além da criação de uma personagem ou da animação de um objecto. A manipulação/transformação de objectos deve ser rebuscada e intensa, pois é o objecto que deve absorver toda a atenção do público.
Trabalhar com e sobre os objectos é saber em primeiro lugar que a realidade do objecto é aquela que lhe é dada em cena, pois só aí é que adquire sentido, vida. Quando um objecto é trazido para cena ganha outra dimensão, ganha valor poético, e atinge uma vontade comunicadora. Por outro lado, nunca se deixa de respeitar a natureza do objecto, o seu uso quotidiano. Trata-se de transformar o objecto em algo/alguém receptivo, interactivo, trabalhando a sua essência na ficção, ficção esta, que permite a elaboração de uma espécie de “guião cénico” no olhar de cada espectador.
No universo poético do teatro de objectos tudo é possível, o mais importante é nunca deixar de brincar.

“ASAS” é uma criação colectiva do Grupo de Teatro da Associação Cultural da Beira Interior.

Jeannine Trévidic

Sem comentários: